maio 02, 2004

Quando era uma piquena travessa mas muito amiga do seu livro, havia um livro de que gostava especialmente. Gostava não: ainda gosto muito. Falo, é óbvio, da 'Enciclopédia Ilustrada da Decoração', numa edição muito moderna e robusta do Círculo de Leitores.
No original 'Das Grosse Praktische Einrichtungsbuch', esta maravilhosa enciclopédia compilava textos da reputada revista 'Schöner Wohnen', sendo a escolha dos mesmos deixada a cargo do grande senhor das compilações: Roland Gööck (não, não me enganei, o raio do gajo chama-se mesmo assim). Além disso, nesta obra podemos desfrutar do magnífico trabalho de tradução de Cristina Welter Ribeiro, ajudada no campo técnico por Carlos Eugénio Monteiro.
Folheava a enciclopédia e sonhava com a casa que iria decorar um dia. As fotografias mostravam ambientes entre o vanguardista e o kitsch; ás vezes havia um candeeiro a mais, outras as cadeiras eram dispensáveis. Mas, de todas as fotografias que mais gostava, havia talvez uma de que gostava mesmo mesmo mesmo. Imaginava-me assim, com os meus amigos (que ainda nem conhecia), sem que ninguém nos pudesse ver ou ouvir. Quero uma sala de estar assim, pelo menos antes de ser grande e ter filhos.


Sem comentários: