março 23, 2012

2000 km depois

Já chegámos, minha gente! Aliás, já cá estamos desde Quarta mas esta vida dura de emigrante ainda não nos tinha deixado estes minutos para escrever um par de linhas. Hoje consegui finalmente sentar-me um pouco no sofá mas sei que não vai ser por muito tempo ou então vou precisar de palitos nos olhos!

Fiz a viagem inicial no Sábado. Peguei na carrinha cheia até ao tecto (e extremamente mal arrumada, ou não fossem duas mulheres responsáveis pela tarefa!), apanhei um grande amigo (e francamente, a melhor companhia de viagem que podia imaginar) pela fresquinha e fizemo-nos à estrada. A ideia era trocarmos de lugar com frequência para evitarmos o cansaço de conduzir muitas horas seguidas, o que acabou por acontecer com regularidade e o que tornou a viagem numa experiência quase agradável. Digo quase porque sempre conduzimos vinte horas em dois dias, o que, juntando às horas madrugadoras a que iniciámos cada dia, ajudou a fazer crescer o cansaço. O primeiro dia de viagem correu excepcionalmente bem e conseguimos descansar em Bordéus, onde pensávamos não conseguir chegar em tão pouco tempo. De resto, andou-se sempre bem, muita auto-estrada grátis, muita estrada nacional boa até ao momento de cruzarmos a placa do Luxemburgo.

Fizemos a viagem com a ajuda de algum GPS mas essencialmente confiando num bom e velho mapa (de França, datado de 1978!) e também nas indicações que fomos encontrando caminho fora. Basta que se tenha noção dos pontos chave da viagem e o caminho torna-se bem mais fácil, podendo mesmo dispensar o GPS. Basta o exercício simples "Como viajávamos antes sem GPS?" e depressa se compreende o que devemos fazer. Dada a natureza da viagem, não tivemos oportunidade de parar em nenhuma cidade, vila ou aldeia e por isso conhecemos apenas estações de serviço. Fomos absorvendo a paisagem no correr dos quilómetros, fomos contando camiões portugueses, desesperando por cafés à beira da estrada e conversando muito sobre tudo. Falámos dos planos para o futuro, tivemos pena do destino de Portugal, partilhámos muita coisa. Por isso, e para esta road trip ser perfeita, só faltou um bocadinho mais de tempo para nos entretermos aqui e ali mas simultaneamente a vontade de chegar e abraçar era tanta que isto não podia ser doutra maneira. 2000 km depois, uma pessoa deve reconhecer que tem grandes amigos - não só os companheiros de viagem mas todos aqueles que nos ajudaram a chegar aqui e especialmente aqueles que nos têm no coração, nunca se esquecendo que estamos aqui. E garanto que essa ajuda é preciosa - recomeçar fica um bocadinho mais fácil.

6 comentários:

Betty Beckels disse...

Adorei a parte do GPS e do mapa. ahahah :) Boa sorte para esta nova etapa*

bettybeckels.blogspot.com

Dalma disse...

Marisa, desejo-te as maiores felicidades nessa tua nova morada...
Portugal já passou por outras épocas de grandes dificuldades e esta há-de-a ultrapassar também. Com ou sem o GPS da "troika" havemos de nos reerguer.
Beijinhos
A tua professora

Dalma disse...

Voltei aqui porque reli o teu post e não gostei de ler ... "Peguei na carrinha cheia até ao tecto (e extremamente mal arrumada, ou não fossem duas mulheres responsáveis pela tarefa!)" Ora essa, fica sabendo que cá em casa desde sempre sou eu que arrumo as bagageiras precisamente porque arrumo melhor!! Se arrumamos mal, porque não são os homens arrumar as casas, gavetas, roupeiros etc? Não Marisa as mulheres fazem muitas e muitas coisas melhor que os homens! Acho que as tuas leitoras me darão razão!
Um beijinho e que a tua adaptação se faça com "pezinhos de lã".
A tua professora

Helena Barreta disse...

Dou razão à sua professora, pois sou eu quem arruma as bagagens no carro, na óptica do meu marido "não vai caber mais nada", mas cabe e ainda sobra espaço, desde que seja eu a comandar.

Muitas felicidades e que a vossa integração no Luxemburgo corra bem.

Beijinhos

Anónimo disse...

2500 kms... mais coisa menos coisa...
:)

boa sorte
beijos

cosmonauta disse...

Afinal o Luxemburgo fica ali ao virar da esquina e os 2000kms passaram a voar por essa estrada fora. Obrigado pelas palavras e obrigado por esta viagem! Beijinhos para ti e abraços para eles.