março 29, 2012

Primeiras impressões III


Sabia que a presença portuguesa por terras luxemburguesas era notável mas não adivinhava que se fizesse notar desta maneira. A RTP Internacional faz parte dos canais básicos a que conseguimos aceder sem uma antena parabólica ou outro serviço de televisão. Aliás, as antenas parabólicas de alguns serviços portugueses espalham-se por esses quintais fora e mesmo nós trouxemos o equipamento todo pronto para montar. Às vezes, até fazemos apostas, tentando adivinhar se as pessoas com quem nos cruzamos são portuguesas ou não e enfim, não é difícil adivinhar - a verdade é que alguns estereótipos ainda subsistem. O máximo são os novos vizinhos das traseiras com as suas churrascadas de final de dia e miúdos sentados nos muros.

Ouve-se português em quase todo o lado, tal é a presença dos nossos conterrâneos. Uma funcionária do balcão de um banco português disse-nos mesmo que os portugueses constituem 35% da população activa do Luxemburgo, o que é um número impressionante. Os empregados do supermercado são portugueses, há instruções escritas em português em alguns serviços estatais, as associações portuguesas multiplicam-se Luxemburgo fora. É extremamente fácil encontrar produtos portugueses nos supermercados, o que me deixou espantada e, se bem que é óptimo matar saudades de algumas coisas, também se perder assim a oportunidade de experimentar mais.

Disse até aos meus pais que, não fosse a sua ausência (bem como a do resto da família e dos amigos), não conseguimos sentir falta de Portugal. É claro que isto não é nenhuma Lisboa, a estender-se sem pressa até  ao Tejo, nem nenhum Alentejo dourado de céus rasgados pelas asas brancas dos aviões mas às vezes, se fecharmos os olhos e ignorarmos a temperatura mais amena, parece que ainda não saímos de lá...

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Não fora os dois mil e tal quilómetros e podia fazer patuscadas com a família e amigos, pois produtos portugueses, pelos vistos, não faltam.

Ainda bem que as primeiras impressões são boas.

Bom fim de semana

Katy disse...

Ai como eu te compreendo! parece mais uma província de Portugal, não é? ;-)

Beijinhos