agosto 30, 2012

I've got that summertime, summertime sadness


Eu acho mesmo que sim, que acontece o mesmo todos os Verões e aqui mais do que nunca. Há um momento que ainda não sei bem definir em que percebemos, com alguma melancolia, que o Verão acabou. Aqui esse momento aconteceu durante esta semana. As temperaturas mínimas já baixaram aos nove graus e ainda há (teoricamente) um mês de Verão pela frente, às nove da noite já está escuro e às seis da manhã o Sol ainda não nasceu.

Tive um Verão que, na prática, não o foi. Foram uns quinze dias de calor a sério, como manda a cartilha das estações e o resto uma mistura entre chuva torrencial, céus cinzentos e vento. Não houve praia, apenas dois dias de piscina, não estamos morenos, não comemos caracóis, não bebemos imperiais em esplanadas, não sentimos o gosto do sal. Não usámos ventoinha ou ar condicionado, não ficámos na rua até às tantas. Para alguém que vem de um país com tantas horas de Sol percebe-se que isto faz toda a falta do mundo. Tive saudades de ver as ondas de calor a subirem desde o alcatrão, do silêncio das tardes ser apenas cortado pelo vento e pelas cigarras, tive saudades do Agosto em Lisboa. Mas este ano não haverá mais Verão, nem nós seremos os emigrantes saudosos a regressar em autêntica peregrinação ao sítio que é nosso. Restam-me as memórias dos cheiros e do azul de Lisboa, dos quarenta graus pela manhã e planícies queimadas de Portalegre e eu aqui, longe de tudo, longe de todos.

4 comentários:

Cátia disse...

ai credo...que melancolia:-( até fiquei triste... pois, acredito mesmo que sintas saudades do verão português, das tardes e das noites, mas daqui por um tempo estás cá:-) o início custa sempre, mas depois habituas-te e o tempo passa tão rápido, que daqui nada o bebé vicente já anda na escola e aí serão os verdadeiros emigrantes:-))) É por uma boa causa:-) Bjinhus de Lx*** cátia

Cátia disse...

lemrei-me desta, Cátia ou port33... vê lá o que me lembrei oh port22 :s

Katy disse...

Conseguiste pôr por escrito tudo o que também sinto.. será melancolia, será saudade?

Mesmo assim, e não tendo ido ver o nosso mar, ele veio até mim. Se me permites, e para te rires um bocadinho, vai ver a minha praia. Esta é só minha ;-)


http://nolugarquechamocasa.blogspot.de/2012/08/agora-tenho-uma-praia-so-para-mim-now-i.html

Beijinho!

Dalma disse...

Querida, não tenho passado por aqui porque tenho tido cá os meus netos. Primeiro uma semana com dois(3,4anos)depois outra semana com três (13,12,5) e como imaginas nãi tive um minuto disponível durante o dia e à noite estava morta de cansaço.
Hoje que aqui vim e constatei que estás um pouco deprimida e compreendo-te. Porém tens que lutar contra isso. Aconteceu-me o mesmo quando estava em Itália, quando de inverno às 4 horas estava quase a escurecer. Enquanto o organismo não se adapta é assim que a gente se sente. Claro que lá, isso só acontecia no inverno pois o verão era tão tórrido quando no nosso Alentejo.
Querida, não tens minimizado as tuas saudades pelo Skype? Não é tudo, mas ajuda!
Beijinhos da tua professora.

p.s. um dia destes escrevo-te um mail com mais notícias.